nunesmota-adv.com

O QUE FAZER QUANDO OCORRE A NEGATIVAÇÃO INDEVIDA?

Para saber quais atitudes tomar, continue lendo!

1. O que é Negativação Indevida?

A negativação indevida, que é uma prática ilegal, ocorre quando uma pessoa é incluída em cadastros de inadimplentes de órgãos de proteção ao crédito, como a Serasa, mas sem estar de fato com uma dívida ou algum tipo de restrição financeira.

A negativação indevida pode ocorrer por diversos motivos, como por exemplo: 1. Erros de identificação; 2. Confusão de nomes; 3. Duplicidade de registros; 4. Cobranças indevidas (contas já pagas ou serviços não contratados); 5. Dívidas prescritas ou quitadas; 6. Falta de comunicação prévia (as empresas são obrigadas a notificar os consumidores antes de negativar o nome); 7. Golpes ou fraudes utilizando o CPF do consumidor; e 8. Cancelamento de serviço.

Não se deve descartar a possibilidade de má-fé por parte de empresas ou instituições financeiras que realizam a negativação aqui em comento para constranger o devedor.

2. Como identificar uma negativação indevida.

A melhor maneira é tendo o hábito de consultar o CPF com frequência. Ao monitorar o CPF, é possível identificar situações anormais. Outra dica é verificar e-mail, correspondências, ligações e outros canais de contato para conferir a existência de aviso de negativação ou cobrança de dívida desconhecida.

3. O que fazer caso aconteça uma negativação indevida?

Caso identifique uma negativação indevida, é importante tomas as seguintes medidas para resolver a situação:

3.1. Entrar em contato com a empresa responsável.

Tem de informar sobre o erro, explicar de forma clara e objetiva que não tem nenhuma dívida em aberto com a empresa e que a negativação é indevida. Solicite a correção do registro o mais rápido possível.

3.2. Reúna evidências.

Junte todas as evidências que comprovem a inconsistência da negativação. Por exemplo, documentos de pagamento, contratos, comprovantes de endereço, correspondências, e-mails, mensagens de texto ou qualquer outra prova de que não há nenhuma dívida com a empresa em questão.

3.3. Registre todas as comunicações.

Anota datas, horários, nomes dos atendentes, números de protocolo e o conteúdo das conversas que teve com a empresa. Tais informações serão úteis caso seja necessário acionar órgão de defesa do consumidor ou entrar com uma ação judicial.

3.4. Notifique órgão de proteção ao consumidor.

Caso haja relutância em corrigir o erro ou não responda à sua contestação, entre em contato com órgãos de defesa do consumidor, apresentando reclamação formal.

3.5. Acionar a Justiça.

Se as tentativas de solução amigável falharem, é possível buscar assistência legal e entrar com uma ação judicial contra a empresa responsável pela negativação indevida. Neste ponto, procure um advogado que atue em direito do consumidor, ou, caso queira, entre em contato! Respondemos em até 24 horas.

Para mais informações, acesse o seguinte link: Negativação indevida: entenda as consequências e saiba o que fazer (serasa.com.br)

Precisa de ajuda?
Precisa de ajuda?
Scan the code
É urgente? Entre em contato via WhatsApp.