nunesmota-adv.com

HÁ POSSIBILIDADE DE ABATIMENTO DO SALDO DEVEDOR DO FIES PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE QUE ATUARAM CONTRA A PANDEMIA DO COVID-19?

Sim, há possibilidade! Para entender melhor, leia o texto a baixo.

1. Entendendo melhor.

Com o advento da Lei nº 14.024/2020 há a possibilidade de abatimento de 1% do FIES para os Profissionais de Saúde que atuaram contra a Pandemia do Covid-19, ou seja, todos os médicos, enfermeiros e demais profissionais da saúde que trabalharam no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde) durante o período de vigência da emergência sanitária decorrente da pandemia do Covid-19 podem solicitar o abatimento de 1% do saldo devedor consolidado. Assim o é pois a Lei nº 14.024/2020 acresce o §4º e o inciso III ao Art. 6º-B da Lei nº 10.260/2001,como se vê:

Art. 6º-B. O Fies poderá abater, na forma do regulamento, mensalmente, 1,00% (um inteiro por cento) do saldo devedor consolidado, incluídos os juros devidos no período e independentemente da data de contratação do financiamento, dos estudantes que exercerem as seguintes profissões:

[…]

III – médicos que não se enquadrem no disposto no inciso II do caput deste artigo, enfermeiros e demais profissionais da saúde que trabalhem no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) durante o período de vigência da emergência sanitária decorrente da pandemia da Covid-19, conforme o Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020.

[…]

§ 4º O abatimento mensal referido no caput deste artigo será operacionalizado anualmente pelo agente operador do Fies, vedado o primeiro abatimento em prazo inferior:

[…]

II – a 6 (seis) meses de trabalho, para o caso do inciso III do caput deste artigo.” (grifo nosso)

1.1. Em resumo.

A concessão do abatimento do FIES está condicionada à comprovação do preenchimento dos seguintes requisitos: 1. Ser médico, enfermeiro ou outro profissional da saúde; 2. Ter trabalhado no âmbito do SUS durante a pandemia de Covid-19 por prazo não inferior a seis meses; e 3. O trabalho pode ter sido por contrato direto ou por uma empresa terceirizada.

2. Procedimento para solicitar o Abatimento COVID.

Fora os pré-requisitos já elucidados, a solicitação deve ser feita pelo Sistema FIESMED, caso não consiga fazer a solicitação pelo sistema, dever-se-á encaminhar print do erro da tela do sistema para o e-mail: suporte.fiesmed@saude.gov.br para resolução do problema.

Feito tais atos, compete ao Ministério da Saúde fazer a análise administrativa da solicitação. As informações dos profissionais aptos a receberem um dos benefícios serão encaminhadas mensalmente ao FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) responsável pela implementação do benefício.

Para mais informações, acesse o seguinte link: FIESMED | Abatimento – Carência Estendida (saude.gov.br). Porém, mesmo estando tudo de acordo ainda não conseguiu a sua carência estendida? Recomendamos então que procure um advogado de confiança ou então, caso queira, entre em contato conosco! Respondemos em até 24 horas.

Precisa de ajuda?
Precisa de ajuda?
Scan the code
É urgente? Entre em contato via WhatsApp.